O poder de uma marca e seus impactos no mercado

INTRODUÇÃO

Antes de mais nada, vamos tentar entender, o que é o motivo desse artigo, em primeiro ponto vamos entender qual é significado jurídico de uma marca:

“Marca é todo sinal distintivo, visualmente perceptível, que identifica e distingue produtos e serviços, bem como certifica a conformidade dos mesmos com determinadas normas ou especificações técnicas”.

Mas além da definição o que seria uma marca, e o porquê dela ser tão importante para seu negócio?

Já se questionou alguma vez antes o porquê certas marcas gastam muito em marketing e de certa forma não surte tanto efeito? pois bem, em muito dos casos a marca cria sua proposta de valor e que nem sempre depende do produto; a propriedade intelectual como fonte master de seu modelo de negócio, e existe algo mais prazeroso de ter?

É saber que às vezes o produto supera a marca, e a incorpora em sua fama. Certas marcas adquirem um status diferente, culpa do imaginário coletivo, ou eficiência da equipe de marketing, que associa àquela marca a possessão do produto ou serviço que ela vende; não ficou claro? vamo aos melhores exemplos.

BRANDING DA MARCA

Quando se fala no ramo de higiene pessoal, uma das primeiras marcas a se levar em consideração é a Gillete, principalmente no que tange o mercado das lâminas de barbear, e isso aconteceu por conta da escolha de um bom jogo de palavras e que com o passar dos anos foi se familiarizando com o povo.

Isto é tão banal, que é rotina falar “Acabou a Gillette, irei comprar outra” e isso é reforçado quando as pessoas não necessariamente compram da mesma, às vezes até a rival, mas o que é dito é o que fomos condicionados a pensar.

Como é que ocorre esse processo? Ele pode ocorrer por conta de um arquétipo construído em cima da marca em relação a sua proposta de valor - Branding - esse instrumento de marketing sustenta a propaganda que muitas empresas fazem e acaba que por sacramentar seu produto no mercado. O core business seria a alma da empresa, em frente ao público, é ressignificar o sentido da marca; o empresário quer lucrar? Sim, mas o que ele quer vender?

Como é que ocorre esse processo? Ele pode ocorrer por conta de um arquétipo construído em cima da marca em relação a sua proposta de valor - Branding - esse instrumento de marketing sustenta a propaganda que muitas empresas fazem e acaba que por sacramentar seu produto no mercado. O core business seria a alma da empresa, em frente ao público, é ressignificar o sentido da marca; o empresário quer lucrar?sim, mas o que ele quer vender?

Portanto, por mais que as rivais tentem, “o natal já pertence aos donos da Coca-cola”. Nesses momentos, a companhia faz uma massiva campanha em torno de urso polares e papai noel, entre outros símbolos natalinos.

E quanto as Havainas? quem nunca foi para a praia de sandália? e coincidentemente estava usando um produto da empresa e associou ao comercial? O nosso inconsciente absorve essas informações e nos apresenta sem que prestemos atenção; então é pensar que as Havaianas relacionaram seu comercial ao dos pontos mais fortes da cultura brasileira que é a praia - e toda propaganda repete os mesmos elementos.

Resultado: somos inconscientemente atraídos e fisgados por modas que nem imaginamos que podíamos seguir, a partir disso, começamos a reiterar esses comportamentos, transformando em hábito de consumo. Assim uma empresa consegue consolidar uma gama de clientes a partir de sua marca.

O REGISTRO

Contudo, se todas as marcas aqui supracitadas estivessem sem seus registros e fossem forçadas a ter que substituir os nomes? Imagine que depois de todos esses esforços em construir uma imagem em cima de seu produto, Branding, ICP, core business….Você tem que abdicar de sua marca pois não fez o registro?

Imagina a empresa “X’’ registra o nome “Gillete” e se aproveita de todos os clientes que compram a empresa pois o nome é Gillete, você acha que eles mudariam seus hábitos de consumo?

Basicamente, mudaria de nome e o antigo poderia ser adquirido por alguma rival. Existe então um aparato que pode fazer com que o roubo dessa propriedade seja impossível?

Sim, essa é a função principal do registro de marca: proteger o nome de um produto ou empresa a fim de evitar futuros problemas com a sua propriedade intelectual, portanto, um dos pontos principais para qualquer modelo de negócio bem sucedido é o cuidado com sua marca para que ela possa se tornar uma fonte segura e basilar de seu negócio.

REGISTRO FRENTRE AO INPI

O registro é feito frente ao órgão do governo federal o INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) é responsável por registrar a propriedade intelectual em âmbito nacional, e se desejar, internacionalmente.

Muitos empreendedores acabam cometendo o erro que de achar que o registro precisa ser unicamente na junta comercial, o que é algo comum para as pessoas que começam um negócio. Mas, são duas coisas completamente diferentes, na Junta comercial de sua cidade, você faz o registro do nome social de sua empresa, mas esse nome difere do que é conhecido no mercado.

Ninguém conhece a coca-cola como “Coca-cola LTDA enterprise” ou qualquer nome social possível, mas sim por seu nome fantasia “Coca-cola”. O nome fantasia pode ser associado a um apelido da pessoa, ninguém é conhecido por seu nome completo, geralmente por um apelido ou o prenome.

De qualquer forma, o registro precisa ser feito pelo INPI, sendo um processo administrativo, fazendo-se imprescindível a necessidade de empresas que saibam como lidar com as questões jurídicas que envolvem o processo.

O PROCESSO

O processo leva em média de 10 meses a 2 anos para ser concluído, sendo importante saber que a parte que requer maior conhecimento jurídico é a parte do acompanhamento.

O processo envolve o pagamento de 2 taxas, uma GRU (Guia de recolhimento da União), ao se iniciar o processo e o certificado da marca, que é recebido através do pagamento ao final do processo. Depois dessas duas taxas só irá haver o pagamento de uma outra taxa com o decênio da marca.

Além de todas essas informações, se tiverem duas empresas com nomes iguais e de mesmo ramo, obterá o certificado quem registrar primeiro, fique ligado.