Planejamento Tributário

Quero diminuir a carga tributária da minha empresa, é possível?

Para isso existe o Planejamento Tributário, confira:

Empresas no início dos seus projetos ou até mesmo as mais consolidadas do mercado costumam ter dúvidas recorrentes em relação aos tributos que incidem sobre elas. O setor financeiro da empresa se pergunta se existe uma alternativa lícita, ainda que não usual, que resulte em economia tributária.

E de fato, existe. As regras tributárias podem ser bastante complicadas, porém através do planejamento tributário é possível realizar uma análise e o arranjo da situação financeira da empresa, a fim de maximizar os incentivos fiscais e minimizar os passivos fiscais de maneira legal e eficiente.

O planejamento tributário encontra respaldo constitucional especialmente nos princípios da legalidade geral (art. 5º, inciso II, da CF), legalidade tributária (art. 150, I, da CF) e da livre iniciativa (art. 1º e art. 170, ambos da CF).

O cerne está na concepção de que o contribuinte não deve ser obrigado a optar pela operação mais onerosa quando existe alternativa lícita, ainda que não usual, que resulte em economia tributária.

Nesse contexto, a sua empresa não pode realmente planejar o futuro se não souber onde está hoje. Portanto o planejamento tributário serve para fazer uma análise situacional de como está a carga tributária da sua empresa hoje e de que forma podemos adapta-la para que fique menos custosa possível.

Confira como isso pode ser posto em prática na sua empresa

Veja quais são as modalidades de

planejamento tributário

Existem 3 modalidades de Planejamento Tributário que podem ser aplicadas à realidade da sua empresa. O Planejamento Operacional, com duração de 3 a 6 meses, o Planejamento Tático, com duração de 1 a 3 anos e por fim o Planejamento Estratégico, com duração de 5 a 10 anos, o qual não apresentaremos aqui, pois é realizado não se encontra no perímetro de atuação das empresas juniores.

Planejamento Operacional

Seja através de um planejamento operacional, elaborado para períodos de 3 a 6 meses, visando a redução dos tributos, através da antecipação de seu pagamento, ou seja, elabora-se um plano de ação em que são especificadas as responsabilidades de cada pessoa envolvida, assim como as atividades, tarefas e recursos que serão utilizados, criando condições para o alcance dos objetivos traçados.

Planejamento Tático

Através de um planejamento tático, com foco no médio prazo, períodos de 1 a 3 anos, em que se elabora as decisões e projeções para a empresa como um todo. Foca-se também na gestão financeira, em que é necessário analisar todos os setores e entender melhor as legislações e os impostos que o seu empreendimento precisa pagar.

Se interessou pelo serviço? Gostaria de tirar alguma dúvida?

OUTROS CONTEÚDOS PARA VOCÊ